Panorama internacional

Mídia: EUA vão oferecer benefícios econômicos a países que hospedam migrantes da AL e do Caribe

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, reunirá líderes da América Latina e do Caribe na Casa Branca amanhã (3) para discutir questões econômicas e migração na Cúpula de Líderes da Parceria das Américas para a Prosperidade Econômica (APEP), divulgou nesta quinta-feira (2), imprensa norte-americana.
Sputnik
"Os Estados Unidos anunciarão na sexta-feira [3] novos financiamentos para o desenvolvimento de países que acolhem migrantes no hemisfério ocidental como parte de um esforço para conter a chegada de migrantes à fronteira EUA-México e ampliar a cooperação econômica na região", diz a reportagem da agência de notícias Reuters.
Ainda segundo o jornal, a Casa Branca informou que líderes de Barbados, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Peru e Uruguai , México e do Panamá estão previstos para participar da reunião.
Panorama internacional
Governo do Peru: imigrantes sem documentos serão expulsos a partir de novembro
A cúpula dá continuidade a uma reunião de líderes do hemisfério ocidental ocorrida em Los Angeles no ano passado, com temas semelhantes e "como parte de um esforço mais amplo para fortalecer os laços econômicos regionais e reduzir a influência da China na região", menciona o texto.
Nesse sentido o país norte-americano buscará, por meio do fortalecimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), criar uma "nova plataforma de financiamento para os países de renda média e alta", disse um funcionário da administração de Biden, que pediu anonimato.
Comentar