Panorama internacional

Ministros europeus, chineses e iranianos assinam acordo para criar corredor de transporte China-UE

Países como a Uzbequistão, Turcomenistão, Irã e a Turquia participarão do transporte de mercadorias entre a China e a União Europeia, conforme indicado pela agência Tasnim.
Sputnik
Um acordo sobre a criação de um novo corredor de transporte da China para a Europa através do Uzbequistão, Turcomenistão, Irã e a Turquia foi assinado na quinta-feira (2) pelos ministros dos transportes e representantes dos Estados membros da Organização de Cooperação Econômica (ECO, na sigla em inglês) em Tashkent, Uzbequistão.
O projeto prevê a unificação de tarifas e procedimentos de transporte e processos de fronteira, havendo também uma troca de opiniões sobre o fortalecimento das comunicações de transporte na região da ECO, escreve na quinta-feira (2) a agência iraniana Tasnim.
Panorama internacional
Iraque anuncia projeto rodoviário e ferroviário de US$ 17 bilhões que ligará Europa e Oriente Médio
Outros dos assuntos discutidos na reunião entre os ministros da ECO foram a necessidade de financiar projetos de infraestrutura entre os Estados-membros, com a participação do Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB, na sigla em inglês), completando as ligações ferroviárias e rodoviárias que faltam, e fortalecendo os corredores regionais, incluindo Islamabad-Teerã-Istambul, Almaty-Teerã-Istambul, corredores leste-oeste para conectar a China à Europa, e as rotas do mar Cáspio.
A reunião contou também com a participação de Shahriar Afandizadeh, vice-ministro de Estradas e Desenvolvimento Urbano do Irã. A próxima 13ª Reunião de Ministros dos Transportes da ECO será realizada em Teerã, Irã, em 2024.
Comentar