Panorama internacional

Parlamento da Turquia não está com pressa em ratificar adesão da Suécia à OTAN, relata mídia

O presidente do Comitê de Relações Exteriores do órgão legislativo turco se recusou a priorizar a questão da filiação da Suécia no bloco militar.
Sputnik
O Comitê de Relações Exteriores do parlamento turco discutirá a ratificação da candidatura de adesão da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) como parte de sua agenda regular, que não é uma questão urgente para Ancara, escreveu na quarta-feira (1º) a agência britânica Reuters.
"A adesão da Suécia à OTAN é apenas um dos acordos internacionais em nossa agenda que aguarda ratificação", disse Fuat Oktay, presidente do Comitê de Relações Exteriores do parlamento turco, em uma reunião de legisladores.
"Discutiremos o assunto quando chegar a hora [...] dentro da estrutura de nossas próprias prioridades. [...] O que é urgente para os outros não é necessariamente urgente para [nós]", apontou.
Panorama internacional
Erdogan sugere ao Parlamento da Turquia que ratifique adesão da Suécia à OTAN
O projeto de lei de adesão da Suécia à Aliança Atlântica deve ser aprovado pelo comitê antes de ser votado pelo parlamento inteiro, a seguir ao qual o presidente Recep Tayyip Erdogan o assinaria como lei. Ele o apresentou ao parlamento em outubro.
Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, disse que deseja uma "votação rápida" pelo parlamento turco e que o processo está "indo bem", mas acrescentou que a Turquia não tem pressa.
A Suécia e a Finlândia, tendo a última conseguido aderir à OTAN em abril de 2023, submeteram candidaturas de adesão em maio de 2022, em resposta à operação militar especial da Rússia na Ucrânia, que qualificaram como "ameaça" à sua segurança.
Comentar