Panorama internacional

Especialista britânico revela armadilha em que caiu Israel no conflito com Hamas

Para derrotar o grupo militante Hamas, Israel terá que destruir a Faixa de Gaza com sacrifício do apoio internacional, observa Nicholas Westcott, ex-diretor-geral para o Oriente Médio do Serviço Europeu para a Ação Externa da União Europeia (UE), em um artigo no The Guardian.
Sputnik
De acordo com o especialista, a continuação dos combates em Gaza está enfraquecendo cada vez mais "a posição moral" de Israel, e até mesmo os próprios israelenses reconhecem a limitação das capacidades para "retaliação".

"O problema é que eles [Israel] não podem destruir o Hamas sem destruir a Faixa de Gaza; e ao destruir Gaza eles correm o risco de minar o apoio internacional ao próprio Israel", escreve Westcott.

Ele acrescentou que o Hamas está tão arraigado na sociedade que as ações militares de Israel apenas aumentam seu apoio entre a população.
"Um povo levado ao desespero apoiará ações desesperadas", alerta Westcott.
Panorama internacional
Especialista: Israel piora relações com mundo árabe, mas Acordos de Abraão não serão rescindidos
Vários países convocaram seus representantes oficiais em Tel Aviv, na última semana, como retaliação às operações militares de Israel, dentre eles Chile, Colômbia e Jordânia, já o Bahrein rompeu as relações diplomáticas e comerciais com a nação hebraica.
Comentar