Panorama internacional

'Espiral de violência e ódio mútuo': Borrell considera conflito no Oriente Médio 'fracasso coletivo'

Resolução do conflito palestino-israelense é um "fracasso coletivo", disse o chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell.
Sputnik
"A tragédia que se desenrola no Oriente Médio é o resultado de um fracasso político e moral coletivo pelo qual israelenses e palestinos estão pagando o preço. Esse preço continuará a subir", afirmou o chefe da diplomacia da UE em uma conferência em Bruxelas.
Foi a falta de vontade de resolver a crise no Oriente Médio que levou a esse fracasso, de acordo com Josep Borrell.
Agora, a comunidade internacional tem a última chance de uma resolução de longo prazo do conflito no Oriente Médio, destacou o chefe da diplomacia europeia.

"Essa é a última oportunidade; se não apoiarmos a solução de dois Estados, estaremos em uma espiral de violência e ódio mútuo pelas próximas gerações", resumiu Borrell.

Panorama internacional
'Maior perda de vidas em um único conflito': 88 funcionários da ONU já morreram nos combates em Gaza
O conflito entre Israel e Hamas começou no dia 7 de outubro, quando o movimento palestino lançou milhares de foguetes a partir da Faixa de Gaza em um ataque sem precedentes. Como resposta, o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou guerra e convocou quase 360 mil reservistas.
Comentar