Hospitais de campanha são centros de assistência médica temporários, móveis e autossuficientes, construídos durante emergências públicas, como uma guerra, catástrofes naturais ou uma pandemia. Geralmente são erguidos em locais amplos e não convencionais, como em estádios, escolas ou centro de convenções.
De acordo com a reportagem, os Emirados Árabes Unidos enviaram cinco aeronaves com todo o equipamento necessário a bordo. A carga será descarregada no aeroporto Internacional de El Arish, no Egito, e depois será transportada para a Faixa de Gaza.
O hospital de campanha terá departamentos de cirurgia geral, ortopedia, pediatria e ginecologia, além de unidades de anestesia e terapia intensiva para atender crianças e adultos, afirmou a reportagem.
A instalação hospitalar também contará com clínicas de medicina interna, odontologia, psiquiatria e medicina familiar, com serviços como imagens de tomografia computadorizada, laboratórios, farmácias e outras funções de apoio médico.
O aeroporto internacional de El Arish é o mais próximo de Rafah, cidade egípcia que faz fronteira com a Faixa de Gaza e por onde o auxílio internacional humanitário tem entrado no enclave palestino.
Recentemente o premier israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que não há chances de haver um cessar fogo com o Hamas, mas que pausas temporárias podem acontecer com o objetivo de libertar os reféns israelenses.