Panorama internacional

Empresa estatal de petróleo da Nigéria lança novo tipo de petróleo chamado Nembe

A Corporação Nacional de Petróleo da Nigéria (NNPC, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira (7) o lançamento de um novo tipo de petróleo chamado Nembe, já que o maior produtor de petróleo da África pretende aumentar a produção do combustível.
Sputnik
A produção de Nembe foi anteriormente adicionada ao fluxo Bonny Light há mais de três anos, até que casos de sabotagem no oleoduto Nembe Creek Trunk Line paralisaram a produção, disse uma fonte da NNPC.
Agora, o país conseguiu ressuscitar Nembe como uma categoria separada, acrescentou a fonte ouvida pela Reuters.
Nembe é semelhante a outros tipos ricos em destilados da Nigéria, como Forcados, Bonga e Egina, disse Maryamu Idris, diretora-executiva de petróleo bruto e condensado da NNPC.
O teor de baixo nível de enxofre representa um prêmio em relação ao brent e é um bom candidato para competir com os tipos de petróleo bruto brasileiro e do Azerbaijão para refinarias europeias, acrescentou ela.
A produção de Nembe ronda atualmente os 50 mil barris por dia, mas o NNPC pretende aumentar para 80 mil até o primeiro trimestre do próximo ano e 150 mil barris por dia até o início de 2025, acrescentou a fonte.
As primeiras cargas de Nembe foram vendidas em outubro, consistindo em duas remessas de 950 mil barris vendidas para a França e os Países Baixos.
A primeira carga de Nembe foi vendida à empresa comercial Gulf Transport & Trading, com sede nos Emirados Árabes Unidos, que carregou a carga no navio-tanque Maran Orpheus para uma viagem a um comprador final desconhecido em Fos, na França, relata a mídia.
Panorama internacional
Especialistas: Rússia seria fundamental na construção de dutos de petróleo e gás da África Central
Uma pesquisa relizada em outubro e citada pela mídia mostrou que a Nigéria produz cerca de 1,5 milhão de barris por dia, acima de 1,39 milhão em setembro, segundo dados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
No entanto, o país espera aumentar a produção para cerca de 1,8 milhão até o final de 2023, disse uma terceira fonte da NNPC à agência britânica.
Comentar