A Direção-Geral de Passagens de Fronteiras da Palestina publicou nesta sexta-feira (10) na rede social Facebook (plataforma proibida na Rússia por extremismo) a lista de pessoas que foram autorizadas a atravessar o posto de controle de Rafah.
A lista conta com 33 pessoas, sendo 22 pessoas com dupla cidadania e outras 11 pessoas que são familiares próximos. Entre eles há nove palestinos e duas pessoas marcadas como internacionais. Do total, 16 são crianças.
Na passagem de Rafah, eles terão de aguardar a reabertura para poderem passar, o que não ocorrerá de imediato, mas provavelmente no decorrer de alguns dias.
A saída dos brasileiros é aguardada com expectativa. Desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, o governo brasileiro vinha empregando esforços para retirar civis brasileiros, tanto de Israel quanto da Faixa de Gaza. Porém, a negociação para a saída do enclave foi mais lenta.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, disse na última sexta-feira (3) que os brasileiros que aguardam o aval para deixar Gaza receberiam a liberação na quarta-feira (8). Conforme o chanceler brasileiro, a garantia veio de seu homólogo israelense, Eli Cohen. Porém, a saída não foi efetivada.