"Um total de 107 compatriotas e seus familiares cruzaram ontem [15] a fronteira com a Faixa de Gaza. Este grupo está agora viajando em um comboio de ônibus para o Cairo para novo voo para Moscou", disse o ministério em comunicado nesta quinta-feira (16).
O ministério acrescentou que a passagem de fronteira continuou a operar além do prazo, permitindo que a força-tarefa do ministério russo trouxesse um grupo adicional de pessoas através da fronteira para o Egito.
Guerra entre Hamas e Israel
O conflito entre Hamas e Israel se intensificou no dia 7 de outubro, quando o movimento lançou milhares de foguetes a partir da Faixa de Gaza e invadiu o território israelense por terra, em um ataque sem precedentes. Os militantes realizaram ainda uma incursão armada nas zonas fronteiriças do sul de Israel, causando cerca de 1,2 mil mortes de israelenses.
Em resposta, Tel Aviv mobilizou mais de 300 mil reservistas, além de iniciar ataques aéreos contra o território palestino. Em 28 de outubro, Benjamin Netanyahu anunciou que as tropas entraram por terra em Gaza e avançaram para a segunda fase da guerra. O objetivo é destruir a infraestrutura do Hamas e localizar os mais de 240 reféns.
Muitos países já apelaram a Israel e ao Hamas para que cessassem as hostilidades e negociassem um cessar-fogo, além de uma solução de dois Estados como a única forma possível de alcançar uma paz duradoura na região.
O número de mortos nos ataques israelenses na Faixa de Gaza ultrapassou 11,5 mil pessoas, e mais de 29 mil pessoas ficaram feridas.