Está prevista uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler Mauro Vieira para tratar de uma segunda lista de repatriação de brasileiros que estão em Gaza, segundo o jornal O Globo.
O presidente já tinha manifestado que tentaria a aprovação de uma segunda lista de brasileiros quando foi receber os repatriados na segunda-feira (13).
"Vamos continuar trabalhando para trazer toda e qualquer pessoa que lá esteja e que queira voltar para o Brasil", afirmou.
Segundo a mídia, as autoridades israelenses deram luz verde para que isso fosse feito, com alguns países já enviando uma segunda relação. Porém, esse ainda é um sonho distante, destaca o jornal.
Uma segunda leva só começará a ser tratada de fato quando o restante dos que integram a primeira lista tiver sido resgatado. E ainda tem cerca de três mil pessoas de dezenas de nacionalidades querendo cruzar a fronteira do Egito.
Nesta quinta-feira (16), Lula terá um telefonema com o presidente de Israel, Isaac Herzog, às 16h30. De acordo com a coluna de Malu Gaspar em O Globo, o objetivo é agradecer pela liberação do grupo de 32 de brasileiros que aguardavam para sair da Faixa de Gaza.
O mandatário brasileiro tem feito duras críticas à operação israelense, afirmando que a mesma mata "inocentes sem critério", chegando à declaração mais forte até agora, quando disse esta semana que "se o Hamas cometeu terrorismo, Israel está cometendo também".
No entanto, de acordo com auxiliares do presidente ouvido pela mídia, Lula não deve se explicar ou discutir essas declarações na conversa com Herzog.