Os caças F-16 da Ucrânia poderão passar por manutenção na Polônia, anunciou na terça-feira (14) um alto responsável do Departamento de Defesa dos EUA em uma cúpula de defesa organizada pelo jornal norte-americano Politico, em Washington.
"O plano é realizar manutenções complexas na Europa o máximo que pudermos, e a Polônia é um lugar […] em que outras coisas estão sendo organizadas", declarou Bill LaPlante, vice-secretário de Defesa dos Estados Unidos para Aquisições e Logística, quando foi questionado sobre o planejamento de manutenções complexas dos aviões na Polônia.
Outros países podem contribuir com instalações de reparação e técnicas para apoiar a aeronave ucraniana, disse LaPlante.
Trata-se da primeira vez que uma alta autoridade do governo dos EUA confirma os planos da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) de apoiar os caças F-16 operados pela Ucrânia.
Na segunda-feira (13), os Países Baixos anunciaram a abertura de um centro de treinamento de caças F-16 na Romênia para preparar pilotos ucranianos a combater as forças russas em meio à contraofensiva falha da Ucrânia.