O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, afirmou, nesta segunda-feira (20), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva somente deve ligar para o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, após este pedir desculpas pelas ofensas que fez ao chefe de Estado brasileiro.
A declaração foi dada em entrevista a jornalistas na porta do Palácio do Planalto, pouco antes de uma cerimônia para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado hoje.
"Ele ofendeu de forma gratuita o presidente Lula. Seria um gesto dele como presidente eleito, de ligar para se desculpar. Depois que acontecesse isso eu pensaria na possibilidade de conversar", afirmou o ministro.
Durante a campanha eleitoral à presidência, Milei disparou diversas ofensas contra Lula, chamando o presidente brasileiro de corrupto, comunista e afirmando que não pretende ter relações com seu governo.
Na noite de domingo (19), Lula publicou uma mensagem felicitando o novo governo argentino. No entanto, ele não citou nominalmente Milei, o que abriu margem para interpretação como distanciamento por parte do presidente brasileiro.