Ciência e sociedade

'Pompeia do norte': desenterram na Itália moeda excepcional e 50 gemas preciosas (FOTOS)

Arqueólogos italianos desenterraram 50 joias únicas durante as escavações em andamento em Claterna, antiga povoação romana conhecida como a "Pompeia do norte".
Sputnik
Juntamente com as joias, também foram desenterradas 3.000 moedas. Merece destaque também a descoberta de 50 gemas entalhadas, sugerindo a possível existência na cidade de uma oficina especializada em sua produção, escreve Arkeonews.
A joia da escavação, no entanto, é um excepcional "quinário", que data de 97 a.C. Esta moeda retrata uma apresentação detalhada de uma "vitória alada" escrevendo em um escudo e posicionada sobre um troféu. A presença da palavra "Roma" atesta a celebração de vitórias militares e a conexão da cidade com o poder romano.
Quinário raro descoberto em Claterna, Itália
"Estamos diante da maior área arqueológica não estratificada no norte da Itália. Dada a importância e a quantidade de achados revelados até agora, provavelmente podemos falar de uma Pompeia do norte", disse em comunicado Lucia Borgonzoni, subsecretária de Estado italiana do Ministério da Cultura.
Joias encontradas em escavações arqueológicas em Claterna, Itália
A descoberta das moedas de prata e pedras preciosas coloridas, presumivelmente produzidas localmente, sugere que Claterna não era apenas um centro de trânsito, mas também um movimentado centro de comércio.
Comentar