"É uma crença de que os EUA devem controlar a situação na Ucrânia. […] Será que eles realmente acreditam que Putin vai dominar a Polônia ou o Báltico? Ele poderia, é claro, teoricamente, mas tudo isso é um absurdo", disse o especialista.
Segundo ele, o Ocidente continua a fornecer armas às Forças Armadas ucranianas, justificando isso pelo fato de que os ucranianos supostamente impedem que o líder russo espalhe o conflito para os países vizinhos, acrescentou Ray McGovern.
"Você conhece aquela famosa frase: 'Lutaremos até o último ucraniano'? Estamos nos aproximando desse momento. […] Que hipocrisia é essa? […] Sabe, o pior é que Biden realmente acredita nessa bobagem", ressaltou McGovern.
O verdadeiro motivo para essa postura da Casa Branca em relação à Ucrânia é que, com uma derrota no conflito, o atual governo não pode esperar vencer as próximas eleições nos Estados Unidos, de acordo com as palavras do especialista.
Diversas mídias ocidentais assinalam que os Estados Unidos e a União Europeia começam a se cansar do conflito ucraniano, enquanto o apoio ao governo de Zelensky está diminuindo. Segundo o canal de TV NBC, as autoridades norte-americanas e europeias já estão discutindo com Kiev as possíveis consequências das negociações de paz com a Rússia.