O início da época de pico de consumo na União Europeia (UE), em um contexto de crescente procura por parte da Ásia, pode fazer subir os preços do gás natural no continente, apesar da ampla oferta de gás natural liquefeito (GNL) a nível mundial, informou a OilPrice esta semana.
Segundo o veículo, a situação foi agravada por uma série de fatores, como tensões geopolíticas, incluindo a recente apreensão de navios por parte dos houthi. Os desafios da cadeia de abastecimento, como as restrições no canal do Panamá e os riscos no canal de Suez, também têm causado preocupações ao transporte e aos preços globais do GNL, acrescentou a matéria.
"A vulnerabilidade a qualquer ocorrência que possa influenciar os preços ficou clara no início desta semana, quando os preços de referência europeus saltaram após a notícia de que os houthis apreenderam um navio de carga no mar Vermelho", escreveu a OilPrice, observando que o navio estava ligado a uma empresa israelense, e portanto, foi amplamente visto como um sinal de uma possível escalada do conflito no Oriente Médio.
De acordo com a matéria, citando a S&P Global, alguns especialistas na indústria do comércio de gás acreditam que os preços do GNL não vão subir muito, mesmo à luz dos riscos geopolíticos crescentes no Oriente Médio.
Outros especialistas sugerem que as notícias sobre transporte marítimo se tornaram recentemente muito importantes para todos os tipos de mercadorias devido ao movimento restrito através do canal do Panamá e à passagem mais arriscada através do canal de Suez como resultado do conflito Israel-Hamas.
Os compradores asiáticos de GNL dos EUA também têm procurado rotas alternativas na sequência do movimento limitado no principal ponto de estrangulamento entre a América do Norte e a América do Sul, o que deve aumentar as taxas de frete.
"Falando em oferta, pode ser abundante, mas como demonstrou a interrupção da Freeport no ano passado, esta abundância está a uma interrupção de uma interrupção e de um aumento de preços", escreveu OilPrice.
A explosão em uma enorme fábrica de exportação de gás dos EUA, em junho de 2022, fechou a instalação durante o restante daquele ano. Freeport, que respondia por um décimo das importações europeias de GNL antes da explosão, só reabriu em fevereiro deste ano. A situação levou a um aumento nos preços do gás no continente.
Com a descida das temperaturas no inverno (Hemisfério Norte), os preços do gás poderão subir ainda mais na UE, enquanto os preços globais poderão ser mais resilientes, concluiu OilPrice. Um inverno quente no ano passado e os esforços da UE para acumular o combustível ajudaram a evitar a recorrência da crise energética de 2021, quando os preços do gás na região dispararam mais de € 300 (R$ 1.610,36) por megawatt-hora após a decisão do bloco de se afastar dos suprimentos da Rússia.
Os preços do gás na Europa estiveram voláteis esta semana, uma vez que os comerciantes avaliaram a maior procura por aquecimento em um clima mais frio, com os níveis de abastecimento da UE ainda quase cheios. Os futuros de gás natural holandês TTF do primeiro mês, referência para o comércio de gás na Europa, eram negociados 1,3% mais baixos na quarta-feira (22), a US$ 44,66 (R$ 218,94) por megawatt-hora, a partir das 11h04, 08h04 horário de Brasília.