As informações foram divulgadas à agência Reuters, que afirmou que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, recebeu tais registros, conforme a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, na sigla em inglês).
Em 22 de novembro, o país asiático anunciou que havia lançado com sucesso em órbita o satélite de reconhecimento militar Mulligyong-1. O planejamento é que outros sejam lançados dentro de pouco tempo.
26 de novembro 2023, 17:56
O Ministério da Defesa da Coreia do Sul também confirmou que o satélite norte-coreano entrou em órbita com sucesso. Áreas sul-coreanas também foram capturadas pelo equipamento.
O ministro da Defesa japonês, Minoru Kihara, em conferência de imprensa em Tóquio, admitiu que "um certo objeto" está girando na órbita da Terra e que poderia ser um satélite da Coreia do Norte.
Além disso, disse que analisava se o instrumento desempenha as funções esperadas por Pyongyang. A capital informou que a missão principal se iniciaria em 1º de dezembro deste ano.
No entanto, o Pentágono não confirmou tais informações, disse um oficial de defesa dos EUA à Sputnik. "Não podemos confirmar a precisão desses dados", disse um representante do departamento.