Panorama internacional

'Israel terá que enfrentar as consequências dos crimes desumanos cometidos em Gaza', adverte Turquia

O Conselho de Segurança turco declarou, após reunião realizada nesta quarta-feira (29), que Israel terá que enfrentar as consequências dos crimes contra a humanidade cometidos na Faixa de Gaza.
Sputnik
"Mais cedo ou mais tarde, Israel terá de enfrentar as consequências dos crimes desumanos cometidos em Gaza, que ficaram na história como uma mancha. É responsabilidade de toda a comunidade internacional parar imediatamente os ataques que visam a aniquilação total de pessoas inocentes", diz o comunicado.
Na terça-feira (28), o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, que Israel deve ser responsabilizado em tribunais internacionais pelo que chamou de "crimes de guerra".
Notícias do Brasil
Dia de Solidariedade ao Povo Palestino: como o Brasil tem se posicionado sobre a causa?
O Conselho de Segurança da Turquia reforçou que seguirá tomando iniciativas para responsabilizar Israel pelos atos cometidos.

"Lembra-se à administração israelense e aos que apoiam o massacre que, se tais atos não forem interrompidos imediatamente, poderão desencadear uma espiral de violência cujas consequências durarão gerações e se espalharão para além da região", sublinhou.

Desde o início do conflito entre Israel e Hamas que a Turquia tem adotado um tom crítico em relação aos ataques israelenses a Gaza, apelando a um cessar-fogo imediato para permitir discussões sobre uma solução de dois Estados. Erdogan, inclusive, declarou que Israel continua atropelando o direito internacional e as leis de guerra ao realizar os ataques.
Comentar