A Bulgária recusou o sobrevoo do avião do ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, uma vez que a aprovação inicial não se aplicava à representante oficial do ministério, Maria Zakharova, que estava a bordo do avião.
"A estupidez maliciosa dos russófobos chegou a tal ponto que, pela primeira vez na nossa história, as autoridades oficiais proibiram não um avião, mas uma pessoa em um avião de estar no céu — é o que está escrito em uma nota oficial do Ministério das Relações Exteriores da Bulgária: um avião pode sobrevoar a Bulgária, mas Maria Zakharova não pode voar em um avião", disse a representante do ministério.
Zakharova observou que isso "não era apenas estupidez, mas a perigosa estupidez de alguns conspiradores entre as autoridades búlgaras".
"O fato é que as regras de comunicação aérea são regulamentadas pela Convenção de Chicago de 1944 sobre Aviação Civil Internacional. Ela estipula que o território de um Estado deve ser entendido como 'áreas terrestres e águas territoriais adjacentes'. O termo 'território' não inclui o espaço aéreo. A este respeito, as sanções já ilegais da União Europeia [UE] não podem ser aplicadas a um voo sem escalas de uma aeronave de uma pessoa que está proibida de entrar no território do Estado", explicou Zakharova.
"Será que as autoridades búlgaras pensaram que milhares de funcionários da Organização do Tratado do Atlântico Norte [OTAN] nas nossas listas de proibição espelhada poderiam estar sujeitos a retaliações semelhantes? Estariam eles pensando em estabelecer um precedente global perigoso? O meu palpite é que não. Quem deu aos funcionários analfabetos em Sófia o direito de desonrar o povo búlgaro?", concluiu ela.
A 30ª Reunião do Conselho Ministerial da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) ocorre de 30 de novembro a 1º de dezembro na capital da Macedônia do Norte, Skopje, onde os membros da OSCE decidirão um candidato para a presidência.