Panorama internacional

Lula vai a Berlim para 'fortalecer parceria estratégica' entre Brasil e Alemanha

O presidente Lula (PT) chegou à cidade de Berlim, capital da Alemanha, no final da manhã deste domingo (3) no horário de Brasília, para cumprir uma agenda de compromissos com líderes políticos alemães.
Sputnik
Essa visita sucede a participação do presidente brasileiro na Conferência Climática da Organização das Nações Unidas (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Conforme divulgado pelo Palácio do Planalto, os compromissos do ex-presidente no território alemão, programados até a próxima terça-feira (5), têm o propósito de estabelecer os "novos rumos da relação entre Brasil e Alemanha".
Em uma plataforma de mídia social, Lula declarou que esses encontros visam "fortalecer nossa parceria e cooperação em diversas áreas - energia, indústria, combate às fake news e transição ecológica".
Notícias do Brasil
Acordo Mercosul-UE: 'Se não tiver acordo, paciência, não foi por falta de vontade', diz Lula
"Reiniciando o diálogo com os alemães que tinha sido interrompido em governos anteriores, uma das maiores e mais avançadas economias do mundo", escreveu.
Segundo informações do Itamaraty, o comércio entre Brasil e Alemanha atingiu um volume de US$ 19 bilhões (R$ 92 bilhões) em 2022. A Alemanha é o quarto maior parceiro comercial do Brasil globalmente e o principal na Europa.
A agenda divulgada pelo Planalto para a segunda-feira (4) inclui a participação de Lula em uma reunião entre ministros da Alemanha e do Brasil. A expectativa é que as autoridades assinem uma série de acordos abrangendo áreas como meio ambiente, agricultura e ciência.
Panorama internacional
Após reunião com Lula, Macron afirma ser contra acordo UE-Mercosul e petista rebate: 'Protecionista'
Comentar