Essa visita sucede a participação do presidente brasileiro na Conferência Climática da Organização das Nações Unidas (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Conforme divulgado pelo Palácio do Planalto, os compromissos do ex-presidente no território alemão, programados até a próxima terça-feira (5), têm o propósito de estabelecer os "novos rumos da relação entre Brasil e Alemanha".
Em uma plataforma de mídia social, Lula declarou que esses encontros visam "fortalecer nossa parceria e cooperação em diversas áreas - energia, indústria, combate às fake news e transição ecológica".
"Reiniciando o diálogo com os alemães que tinha sido interrompido em governos anteriores, uma das maiores e mais avançadas economias do mundo", escreveu.
Segundo informações do Itamaraty, o comércio entre Brasil e Alemanha atingiu um volume de US$ 19 bilhões (R$ 92 bilhões) em 2022. A Alemanha é o quarto maior parceiro comercial do Brasil globalmente e o principal na Europa.
A agenda divulgada pelo Planalto para a segunda-feira (4) inclui a participação de Lula em uma reunião entre ministros da Alemanha e do Brasil. A expectativa é que as autoridades assinem uma série de acordos abrangendo áreas como meio ambiente, agricultura e ciência.