Panorama internacional

Putin: intenção de Milei de dolarizar a economia é 'perda significativa de soberania' (VÍDEOS)

Durante a coletiva de imprensa anual e a Linha Direta simultânea, o presidente russo abordou a decisão do novo governo argentino de dolarizar sua economia, que Vladimir Putin vê como perda de soberania.
Sputnik
A ideia de Javier Milei, o recém-eleito presidente da Argentina, de passar a usar o dólar, é compreensível, mas é uma perda significativa de soberania do país, disse nesta quinta-feira (14) Vladimir Putin, presidente da Rússia, durante a coletiva de imprensa anual que resume os resultados do ano.
"Na Argentina, a inflação, creio eu, está em torno de 143%, então sim, tem muitos problemas, foi o que os líderes anteriores me disseram, relacionados ao pagamento dos fundos emprestados que a Argentina recebeu de várias fontes. Portanto, a lógica é compreensível. Mas isso é, obviamente, uma perda significativa de soberania do país", comentou, respondendo a uma pergunta sobre a decisão da Argentina de mudar para o dólar.
Ele acrescentou que a liderança argentina parece não ver outra saída, a decisão é dela.
Milei assumiu a presidência da Argentina no domingo (10), após vencer a eleição presidencial de dois turnos. O primeiro turno foi em 22 de outubro. Ele ficou em segundo lugar, atrás do candidato peronista e ministro da Economia, Sergio Massa. No segundo turno, que aconteceu em 19 de novembro, e em que defrontou só Sergio Massa, Javier Milei venceu com 55,65% dos votos, contra 44,35% de seu oponente.
Milei começou sua campanha presidencial quando a taxa de inflação na Argentina já estava crescendo rapidamente. Ela ultrapassou os 100% em fevereiro de 2023, atingiu quase 143% em outubro e chegou aos 161% em novembro.
Comentar