Panorama internacional

Putin: Ucrânia patrocina o terrorismo com apoio estrangeiro

Em discurso por ocasião do Dia das Agências de Segurança Russas, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a Ucrânia tornou-se patrocinadora estatal do terrorismo, recebendo apoio direto de serviços de inteligência estrangeiros ocidentais.
Sputnik
Ele ressaltou que o regime de Kiev, gerido por Vladimir Zelensky, está envolvido em atos de sabotagem contra alvos civis, além de infraestruturas de transporte e de energia.
Além disso, Putin enfatizou que a Ucrânia tem lançado ataques terroristas contra russos, funcionários e figuras públicas. "Sabemos que o regime de Kiev seguiu o caminho dos métodos terroristas e do terrorismo de Estado com o apoio direto dos serviços de inteligência estrangeiros."

"As tentativas dos serviços de inteligência estrangeiros de desestabilizar a situação social e política na Rússia; de minar a paz e a harmonia interétnica; de interferir nos nossos assuntos internos; e de violar o direito soberano inviolável do povo russo para determinar o seu futuro devem ser fortemente enfrentadas", declarou Putin.

Panorama internacional
Assembleia Geral da ONU aprova resolução russa que combate a glorificação do nazismo

Contrainformação e estabilidade nas fronteiras

Putin ressaltou a necessidade de dar maior atenção à proteção das fronteiras russas, especialmente nas áreas próximas à linha de contato militar. Ele instou as agências de segurança a fornecerem apoio necessário aos residentes das zonas fronteiriças.

"As tarefas dos serviços de segurança não são simples, mas vocês possuem todas as capacidades necessárias para proteger o Estado, a sociedade e os nossos cidadãos, e estou certo de que continuarão a trabalhar com elevada eficiência para servir a Rússia e o nosso grande povo com eficiência e honra."

O presidente russo destacou a importância de combater eficazmente as ameaças no espaço da informação, de proteger segredos de Estado, de interesses econômicos, e de garantir o funcionamento confiável de empresas e instituições nacionais.
Ele sublinhou a necessidade de manter a estabilidade social e política, defendendo a paz e a harmonia interétnica.

"Gostaria de enfatizar que é necessário fortalecer o trabalho antiterrorismo em todas as áreas, utilizar uma ampla gama de capacidades técnicas e operacionais dos nossos serviços especiais e interagir ativamente com o Ministério da Defesa e outros departamentos", disse Putin, em mensagem de vídeo divulgada na noite desta terça-feira (19).

Panorama internacional
Putin: o mito sobre invulnerabilidade do equipamento militar ocidental entrou em colapso (VÍDEOS)

Importância das agências russas

Putin expressou gratidão às agências de inteligência russas, reconhecendo esforços no último ano em operações especiais, destacando a contraespionagem e a proteção de vidas e segurança em novas regiões do país.
"Estou confiante de que vocês continuarão a trabalhar com alta eficiência, valorizando e desenvolvendo as melhores tradições profissionais e, portanto, alcançando novos sucessos, servindo a Rússia, nosso grande povo, com dignidade e honra."
Comentar