Os trabalhos de escavação foram desencadeados por relatos de saques perto do povoado de Uzunkaya, uma área rural situada a 32 km do centro da cidade de Mardin. Arqueólogos estavam examinando a área e descobriram evidências de extensa atividade de saques que causava graves danos aos restos arquitetônicos no local, escreve Daily Sabah.
A equipe desenterrou seções de pisos de mosaico de uma vila rústica do período romano tardio, uma propriedade rural que tinha uma casa de luxo para a família e edifícios de trabalho dedicados à agricultura e ao artesanato necessário para operar a fazenda. O local data entre os séculos V e VII d.C.
E para terminar, este impressionante mosaico romano que acaba de ser descoberto em uma vila murada também localizada na atual Turquia, e onde são representados pássaros e animais marinhos como polvos e peixes. Aguardamos a sua datação e restauração.
Os pisos de mosaico apresentam inúmeras criaturas marinhas – polvos, diferentes espécies de peixes, mexilhões, focas, enguias, plantas aquáticas e aves pesqueiras – bem como ornamentos geométricos.
No total, os mosaicos cobrem uma área de aproximadamente 1.000 pés quadrados. Mosaicos com figuras de animais já foram encontrados na região antes, mas este é o primeiro a se concentrar apenas em criaturas marinhas.