Panorama internacional

Relações com a Rússia são 'extremamente importantes' para a Indonésia, diz secretário-geral

Nesta foto divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia, o secretário-geral da ASEAN, Lim Jock Hoi, à direita, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, à esquerda, se encontram em Jacarta, na Indonésia (foto de arquivo)
Hasto Kristiyanto, secretário-geral do Partido Democrático Indonésio de Luta, partido governista, declarou à Sputnik que as relações com a Rússia têm uma importância "extremamente significativa" para a Indonésia, e o partido busca fomentar a cooperação com Moscou.
Sputnik

"Essas relações têm extrema importância para nós, desde a era de Sukarno e especialmente agora. Podemos imediatamente recordar a história da nossa cooperação bem-sucedida, que teve início na época do fundador da Indonésia. Durante o seu mandato presidencial, vários edifícios foram construídos na Indonésia com a assistência de especialistas soviéticos, os quais ainda utilizamos até hoje. Diante do desafio que chamamos de 'Guerra Fria 2.0' no cenário global, qualquer cooperação com a Rússia permanece muito relevante e deve ser aprimorada", afirmou Kristiyanto.

O político acrescentou que a política externa do país é fundamentada na independência e no ativismo, destacando que Jacarta está convencida da "importância de promover a igualdade e a justiça no mundo" e das "ideias de paz", as quais são "especialmente relevantes agora, dada a atual situação anárquica na política internacional".
Kristiyanto ainda enfatizou que "o mundo está imerso na Guerra Fria 2.0", e neste momento, o partido no poder busca promover políticas ativas, incluindo a cooperação com a Rússia.
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, durante coletiva de imprensa. Moscou, 21 de julho de 2022
Panorama internacional
Moscou responderá de maneira proporcional às sanções da UE contra jornalistas russos, diz MRE russo
Comentar