Trata-se de uma tira estreita de bambu encontrada em um túmulo na cidade de Jingzhou, China Central. De acordo com os pesquisadores, o artefato data do século IV a.C., ou seja, do período dos Estados Combatentes (de 475 a 221 a.C.).
A objeto achado contém as seguintes fórmulas matemáticas: "Cinco vezes sete é trinta mais cinco, quatro vezes sete é vinte mais oito, três vezes sete é vinte mais um".
Tiras de bambu na Universidade de Tsinghua. Este conjunto de tiras era uma tabela para cálculo
© Foto / Domínio Público / Qinghuajian, Suan Biao
Segundo explicou o arqueólogo principal do projeto, Yang Kaiyong, estas notas precedem em 100 anos "outro fragmento similar descoberto anteriormente durante umas escavações na província central de Hunan".
Por sua vez, o historiador chinês da Universidade de Jiangnan Tan Jingnan indicou que naquela época a tabela de multiplicar já era de uso comum, especialmente tendo em conta a sua constante aplicação nos círculos governamentais para calcular diversas medidas de produção e propriedades.
Além destas notas, nas escavações do túmulo também foram desenterradas milhares de outras tiras de bambu, que contêm mais de 30.000 hieróglifos e que tratam de temas variados.