O chefe da instituição, Yevgeny Petrov, disse em coletiva de imprensa que no início deste ano foram licitados os campos de lítio de Kovykta, localizados no leste, e Polmostundrovskoe, a noroeste do território russo.
"As empresas avançaram rapidamente, a tal ponto que no próximo ano [2024] começarão a extração industrial de forma experimental", sinalizou o chefe.
Petrov percebeu que a prospecção geológica avançava de maneira intensa até o limite de suas capacidades.
O campo de Kovykta, no qual a empresa Gazprom extrai gás natural, abriga salinas com acúmulos significativos de lítio.
A Gazprom se aliou, em fevereiro de 2022, à petroleira Irkutsk Oil para explorar o lítio das salinas de Kovykta.
Em fevereiro deste ano, a empresa Arctic Lithium recebeu o campo Polmostundrovskoe com capacidade projetada de 20.000 toneladas de lítio até 2026.
Nesse mesmo mês, a Polar Lithium, joint venture entre os grupos Rosatom e Nornickel, conquistou o campo Kolmozerskoe, localizado na região de Murmansk.
De acordo com um relatório do Ministério da Indústria e Comércio da Rússia, o projeto Kolmozerskoe vai produzir até 45 mil toneladas de matéria-prima de lítio anualmente, atingindo a capacidade projetada em 2030.
Kolmozerskoe é a maior jazida de "ouro branco" da Rússia, com mais de 152 mil toneladas de hidróxido de lítio, 18,9% das reservas totais.