Presidente argentino diz que Elon Musk e EUA estão interessados nas reservas de lítio do país
08:03 24.12.2023 (atualizado: 08:33 24.12.2023)
© AP Photo / Natacha PisarenkoJavier Milei sorri ao participar de uma sessão conjunta do Congresso para declarar oficialmente ele e seu companheiro de chapa vencedores do segundo turno da eleição presidencial, em Buenos Aires. Argentina, 29 de novmebro de 2023
© AP Photo / Natacha Pisarenko
Nos siga no
O presidente argentino, Javier Milei, disse que o empresário Elon Musk e o governo dos EUA manifestaram interesse nas reservas de lítio do país.
"Recebi um telefonema de Elon Musk. Ele está muito interessado no lítio, assim como o governo dos EUA e muitas empresas norte-americanas. Mas eles precisam de uma estrutura legal para garantir que os direitos de propriedade sejam respeitados", disse Milei em um programa de televisão no Canal 13 no sábado (23).
A Argentina, o Chile e a Bolívia possuem 56% das reservas globais de lítio, sendo que a Argentina e o Chile são responsáveis por cerca de 32% de sua produção global, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.
Javier Milei foi empossado como presidente da Argentina no dia 10 de dezembro, após sua vitória no segundo turno das eleições de 19 de novembro contra o ex-ministro da Economia argentino, Sergio Massa. Após assumir o cargo, Milei introduziu uma série de reformas radicais para resolver os problemas econômicos do país, que têm causado o descontentamento de grande parte da população.
Na quarta-feira (20), Milei disse que assinou um decreto para mais de 300 reformas para liberalizar a economia do país. O decreto está programado para ser revisado pelo parlamento argentino na próxima terça-feira (26).
23 de dezembro 2023, 23:22