A Embaixada da Rússia em Burkina Faso foi inaugurada e contribuirá para fortalecer a amizade e a cooperação mutuamente benéfica entre os dois países, disse a chancelaria russa.
A cerimônia oficial de abertura da embaixada foi realizada na capital burquinense, Ouagadougou. Moscou volta a ter uma representação no país após um intervalo de cerca de 30 anos.
"Esperamos que o início do funcionamento da missão diplomática russa em Burkina Faso contribua para aumentar a coordenação da política externa, bem como para fortalecer ainda mais a amizade e a cooperação mutuamente benéfica entre os nossos dois países", afirmou o ministério em um comunicado.
O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu (do lado direito, o segundo da direita para a esquerda), encontra-se com seu homólogo de Burkina Faso, Kassoum Coulibaly, em Moscou, na Rússia, em 7 de novembro de 2023
© Sputnik / Dmitry Kharichkov
Em outubro, Ouagadougou assinou um acordo com Moscou para a construção de uma central nuclear, para elevar o fornecimento de energia ao país do Sahel, onde menos de um quarto da população tem acesso à eletricidade.
A Rússia também enviou trigo russo gratuito para Burkina Faso na semana passada, cumprindo sua meta de doar até 200 mil toneladas de trigo a países da África, conforme noticiado.