Os Estados Unidos estão a oferecer até US$ 10 milhões (R$ 48,5 milhões) por informações sobre cinco financiadores do Hamas ou qualquer informação que possa levar à interrupção de mecanismos financeiros do grupo, afirmou o Departamento de Estado, segundo o jornal The Times of Israel.
Os cinco financiadores citados pelo departamento são "Abdelbasit Hamza Elhassan Khair, Amer Kamal Sharif Alshawa, Ahmed Sadu Jahleb, Walid Mohammed Mustafa Jadallah e Muhammad Ahmad 'Abd Al-Dayim Nasrallah, todos anteriormente designados como terroristas pelos Estados Unidos", acrescentou o órgão.
As recompensas seriam fornecidas para informações sobre qualquer fonte de receita para o Hamas, grandes doadores, instituições financeiras que facilitam transações, empresas de fachada que adquirem tecnologia de dupla utilização para o grupo e esquemas criminosos que beneficiam o grupo, disse o Departamento de Estado.
30 de novembro 2023, 17:13
No final de novembro passado, o Tesouro estadunidense pressionou a Turquia para restringir a arrecadação de fundos para o grupo palestino no país.
Contudo, o presidente, Recep Tayyip Erdogan, reiterou sua recusa em designar o Hamas como organização terrorista e rejeitou as preocupações levantadas por Washington, conforme noticiado.