Atualmente o Ansar Allah, grupo político militante também conhecido como Houthi que controle o norte do Iêmen, está realizando um bloqueio ao transporte marítimo que passa pelo estreito de Babelmândebe, que dá acesso ao mar Vermelho e ao canal de Suez.
Segundo Daan Struyven, se as perturbações também afetarem o tráfego de petróleo no estreito de Ormuz, os preços de petróleo subiriam 20% em um mês. Ele acrescentou ainda que qualquer interrupção mais prolongada pode duplicar o preço dos barris.
Struyven, no entanto, afirmou que o cenário é "altamente improvável".
O Ansar Allah tem realizado um bloqueio no estreito como retaliação aos ataques israelenses ao povo palestino. Os Estados Unidos lançaram a operação Guardião da Prosperidade, como forma de deter os ataques dos houthis. Contudo, o grupo político tem ignorado os avisos ocidentais.
Isso faz com que as companhias de frete marítimo tenham que desviar os navios do mar Vermelho e contornar o cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África. Mesmo que seus navios não sejam atacados, o preço do seguro dos navios já encarece a rota.
O desvio acrescenta cerca de 6 mil milhas náuticas à viagem e pode atrasar os prazos em até um mês, o que aumenta os custos de envio.