A demora da Turquia em aprovar a adesão da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) colocou as relações entre Ancara e Washington em um impasse, com o governo turco pretendendo "dar sinal verde" a Estocolmo, informou o jornal turco T24.
Um protocolo sobre a adesão da Suécia à OTAN será apresentado à assembleia geral do Parlamento turco nos próximos dias, contou no domingo (7) o canal turco Haberturk. Uma fonte da Sputnik na legislatura, no entanto, disse que não se sabe a data em que isso ocorrerá.
"A fixação da Turquia em relação à adesão da Suécia à OTAN praticamente levou as relações a um beco sem saída. Após a cúpula da OTAN em julho passado, os EUA reclamaram que a Turquia não havia cumprido suas promessas. De fato, assim que o Parlamento foi aberto, em outubro, o governo [turco] parecia determinado a aprovar a adesão da Suécia."
"No entanto, o ataque terrorista na abertura do Parlamento e, depois, a guerra em Gaza, que começou em 7 de outubro, permitiram que o governo dissesse: 'Minhas mãos estão atadas'", explicou o jornal.
A morte de 12 soldados no Iraque também coincidiu com a notícia de que o protocolo sobre a adesão da Suécia à UE seria discutido no Comitê de Relações Exteriores da Turquia.
"Na verdade, o governo pretende dar sinal verde para a adesão da Suécia à OTAN. No entanto, ele também está tentando virar os acontecimentos negativos em seu favor", nota o T24.