Vladimir Putin, presidente da Rússia, admitiu que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) russo em 2023 pode ficar acima dos 3,5% projetados.
"Mais de 4%? Bem, talvez sim. Tivemos um declínio em 2022, Mikhail Vladimirovich [Mishustin, primeiro-ministro russo] me disse isso antes de vir para aqui, o declínio que contávamos era de 2,1%, na verdade acabou sendo de 1,2% [...]. Portanto, talvez haja mais crescimento do PIB", disse em uma reunião com empresários na cidade de Khabarovsk.
Segundo ele, trata-se de um resultado surpreendente.
"Parece que estamos sendo estrangulados por todos os lados, pressionados, mas nos tornamos os primeiros na Europa em termos de volume da economia como um todo. Ultrapassamos a República Federal da Alemanha, e ficamos em quinto lugar no mundo", afirmou Putin.
No entanto, os russos têm muito ainda a fazer, continuou ele.
"Em termos de paridade de poder de compra, ultrapassamos toda a Europa, mas per capita ainda temos que nos esforçar", acrescentou.
Maksim Reshetnikov, ministro do Desenvolvimento Econômico, disse em 30 de dezembro que a economia russa demonstrou estabilidade em 2023. As estimativas preliminares do ministério apontam para um crescimento do PIB de 3,5% em 2023.