Panorama internacional

Ataques aéreos turcos atingem dezenas de alvos de militantes curdos no Iraque e Síria, diz MD turco

Ataques aéreos das Forças Armadas turcas no norte do Iraque e na Síria destruíram dezenas de alvos de militantes curdos, neste domingo (14), informou o Ministério da Defesa turco em comunicado, acrescentando que muitos militantes foram "neutralizados" nos ataques.
Sputnik
As operações foram conduzidas no norte da Síria e nas regiões de Metina, Hakurk, Gara, Asos e Qandil, no norte do Iraque, conforme declarado pelo ministério.
Em um comunicado na plataforma de mensagens sociais X (antigo Twitter), a pasta afirmou que os alvos incluíram cavernas, abrigos, bunkers, depósitos e instalações de produção de gás natural.
Ao todo, nove soldados turcos foram mortos em um confronto na última sexta-feira (12) com membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, na sigla em curdo).
Panorama internacional
Turquia anuncia destruição de 16 alvos de militantes curdos no norte do Iraque
Em outubro, a Turquia realizou uma série de ataques aéreos contra instalações do PKK no norte do Iraque. A escalada na ofensiva turca ocorreu depois de um ataque ser realizado em Ancara no dia 1º desse mês, quando uma explosão atingiu as proximidades do Ministério do Interior.
O PKK, classificado como uma organização terrorista por Turquia, Estados Unidos e União Europeia, tem se rebelado contra o governo turco por mais de três décadas.
Comentar