A convocação foi assinada pelo ministro Flávio Dino, e as ações serão coordenadas pela Secretaria Nacional de Políticas Penais.
O local escolhido para o treinamento foi a penitenciária federal da capital de Porto Velho, no período de 21 de janeiro e 18 de julho de 2024.
A unidade, conhecida por receber criminosos considerados de alta periculosidade, já deteve presos como Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, e Márcio dos Santos Nepomuceno, Marcinho VP.
O ministério informou que o número de agentes que passarão pelo treinamento não foi divulgado por questões de segurança. Os profissionais passarão por capacitação nas áreas administrativas e gerenciais e, também, para atuarem em situações de crise.
Lançada em novembro de 2023 pelo governo federal, a FPN tem o objetivo de sanar crises no sistema prisional, promovendo a cooperação entre diferentes esferas de governo e agências para a qualificação das condições carcerárias e da segurança pública.
A capacitação cumpre diretriz da norma que cria a Força Penal, que objetiva ampliar a cooperação federativa em busca do fortalecimento do sistema penal.