"Estamos implementando o NDIS agora para garantir que nossa base industrial de defesa continue a fortalecer nossa segurança nacional aqui em casa, ao mesmo tempo em que tranquiliza e apoia aliados e parceiros", afirmou Laura D. Taylor-Kale, secretária adjunta de Defesa para política de base industrial.
"A estratégia descreve o problema, não a solução. [...] Tal como acontece com a maioria dessas estratégias, ela é insuficiente em fornecer uma visão destemida das causas profundas e das ações específicas necessárias para uma melhoria rápida, mensurável e sustentável [no que diz respeito à base industrial dos EUA]", disse Elaine McCusker, pesquisadora sênior do think tank American Enterprise Institute, citada pelo site Defense News.
"Mesmo assim, ao ritmo atual, serão necessários vários anos para os EUA restaurarem os seus esgotados estoques de armas de artilharia de 155 mm, sistemas de defesa aérea portáteis Stinger e uma série de outros sistemas de armas fornecidos à Ucrânia pela guerra por procuração do [presidente dos EUA, Joe] Biden contra a Rússia", segundo o especialista.