Unidades russas eliminaram na direção de Kherson até 100 militares ucranianos, informou nesta segunda-feira (22) o Ministério da Defesa da Rússia.
"Na direção de Kherson, nas áreas dos povoados de Novotyaginka e Zolotaya Balka da região de Kherson, foram atingidas unidades da 35ª Brigada de Fuzileiros Navais e da 121ª Brigada de Defesa Terrestre. Como resultado, as perdas inimigas totalizaram 100 militares e três veículos. Além disso, durante uma batalha de contrabateria, foram destruídos um sistema de artilharia M777 fabricado nos EUA e um sistema lançador múltiplo de foguetes Grad", disse ele.
Nas direções de Donetsk e Zaporozhie as baixas ucranianas contra os militares russos, que contaram com a participação do agrupamento de tropas Yug (Sul), totalizaram até 425 efetivos, além de 22 veículos militares, incluindo um tanque Leopard 2A5, um sistema lançador múltiplo de foguetes Grad e outros armamentos. Cento e cinco dessas baixas foram na direção de Zaporozhie.
Já nas direções de Kupyansk, Krasny Liman e a sul de Donetsk, as tropas russas, compostas pelos agrupamentos de tropas Zapad (Oeste), Tsentr (Centro) e Vostok (Leste), infligiram 480 baixas ao adversário entre mortos e feridos, além de terem destruído 12 veículos militares, obuseiros Msta-B e D-30, dois D-20, um sistema de artilharia autopropulsionada Akatsiya e outras armas.
Foram ainda liquidados dois armazéns de munição, um avião Su-25, e interceptados seis mísseis Storm Shadow, seis projéteis de lança-foguetes Himars e 75 drones.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 568 aviões, 265 helicópteros, 11.033 veículos aéreos não tripulados, 451 sistemas de defesa antiaérea, 14.738 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.205 lançadores múltiplos de foguetes, 7.822 peças de artilharia de campanha e morteiros e 17.727 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.