A Alemanha enviará à Ucrânia seis helicópteros do inventário militar alemão, que serão entregues a partir do segundo trimestre deste ano, anunciou nesta terça-feira (23) o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius.
"Os helicópteros, chamados de […] Sea King, deverão ajudar a Ucrânia em tudo, desde a vigilância do mar Negro até o transporte de soldados", afirmou o ministro, citado pela Reuters.
O titular da Defesa falava em uma reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia, onde mais de 50 Estados e organizações planejam capacidades na linha de frente da Ucrânia. Berlim e Paris lideram a coligação para a defesa aérea desde novembro.
A Alemanha prometeu assistência militar a Kiev no valor de mais de 7 bilhões de euros (cerca de R$ 37,5 bilhões) na semana passada, mesmo enfrentando uma crise econômica e política.
No sábado (20), o ex-ministro da Defesa da Ucrânia Aleksei Reznikov declarou que Kiev havia recebido um helicóptero Sea King do Reino Unido. A aeronave é parte do apoio militar britânico às forças ucranianas.
A Rússia já deixou claro que qualquer armamento, equipamento ou veículo estrangeiro na Ucrânia será alvo legítimo das Forças Armadas russas.