Nesta quinta-feira (25), Irã e Turquia assinaram dez documentos de cooperação em vários setores, durante a visita oficial do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, a Ancara, segundo a agência Tasnim. As áreas abrangidas pelos acordos foram cultura, mídia e comunicação, transporte ferroviário e aéreo, eletricidade, energia, economia e zonas comerciais livres.
Falando em uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, Raisi destacou a determinação das autoridades em promoverem relações em vários setores, especialmente no domínio comercial e econômico.
"Acreditamos que os dois países, com as suas capacidades muito elevadas, podem dar passos importantes no caminho do desenvolvimento e dar um salto nas relações, e nesse sentido, em uma primeira fase, pretende-se aumentar a cooperação comercial e econômica para US$ 30 bilhões [R$ 147 bilhões], [número] que, com os esforços dos líderes econômicos e ativistas dos dois países, é completamente possível de ser alcançado", disse Raisi.
Já Erdogan afirmou que a Turquia está considerando abrir novas passagens de fronteira com o Irã.
"A questão da abertura de novos portões fronteiriços com o Irã também está na nossa agenda. Os esforços para estabelecer centros comerciais nas áreas fronteiriças para aumentar o desenvolvimento econômico das nossas províncias fronteiriças continuam", afirmou o presidente turco, citado pela agência Reuters.
Ancara e Teerã também discutiram o conflito na Faixa de Gaza e declararam que ambos os países "concordam em apoiar a Palestina, a resistência islâmica, a realização dos direitos do povo palestino e o fim da ocupação de 75 anos".