Conforme comunicado divulgado nas redes sociais da corporação, as tropas chinesas foram mobilizadas para escoltar a embarcação ao longo de sua rota, em conformidade com a lei e regulamentos.
A declaração destacou que as Forças Armadas dos EUA têm realizado "repetidamente ações provocativas que minam maliciosamente a paz e a estabilidade regionais".
Em resposta, os militares chineses afirmam manter um alto grau de prontidão de combate para proteger a soberania e a segurança nacionais, bem como a estabilidade regional.
As tensões entre China e Taiwan persistem desde 1949, quando as forças do Kuomintang, lideradas por Chiang Kai-shek, foram derrotadas na guerra civil pela China comunista e se estabeleceram em Taiwan.
As relações oficiais entre as duas regiões foram interrompidas, mas contatos comerciais e informais foram retomados nos anos 1980 e, desde a década de 1990, através de organizações não governamentais, buscam-se meios de diálogo, como a Associação de Pequim para o Desenvolvimento das Relações através do Estreito de Taiwan e a Fundação de Intercâmbio através do Estreito de Taipé.