Panorama internacional

Polícia turca prende 47 suspeitos de envolvimento em ataque com morte em igreja de Istambul

Ataque foi perpetrado durante a missa dominical. Ministro do Interior turco diz que todos os detidos serão submetidos a interrogatórios.
Sputnik
O ministro do Interior da Turquia, Ali Erlikaya, afirmou que a polícia turca prendeu 47 pessoas suspeitas de ligação com o ataque contra uma igreja, localizada no norte de Istambul, na tarde deste domingo (28).
O ataque foi perpetrado por dois homens armados, contra a igreja italiana Santa Maria, no distrito de Sariyer, no lado europeu da cidade, durante a missa dominical, e resultou na morte de um cidadão turco de 52 anos.
O grupo extremista Daesh, também conhecido como Estado Islâmico (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países), assumiu a autoria do ataque.
Panorama internacional
Líder do Daesh é liquidado na Síria por serviços de inteligência da Turquia, diz Erdogan
Dois suspeitos foram presos logo após o ataque, ambos estrangeiros e, supostamente, integrantes do Daesh. Segundo Erlikaya, um é cidadão do Tadjiquistão, o outro é russo. Posteriormente, uma investigação prendeu dezenas de pessoas suspeitas de conexão com o ataque.
"Imediatamente após o ataque à igreja, a polícia lançou uma operação em grande escala. No domingo, 47 pessoas foram detidas em 30 endereços [em conexão com o ataque]", disse Erlikaya, em comunicado.
O ministro afirmou que todos os detidos serão submetidos a interrogatórios. Erlikaya também publicou uma postagem na rede social X (antigo Twitter) parabenizando o trabalho da polícia.
"Parabenizo nosso departamento de polícia de Istambul e os heroicos policiais que identificaram e capturaram os perpetradores", escreveu o ministro.
Comentar