Panorama internacional

EUA: funcionário da Casa Branca admite preocupações com estado mental de Biden

Outros colegas já admitiram por diversas vezes que também estão preocupados com a deterioração das habilidades cognitivas do presidente dos EUA, Joe Biden, que busca a reeleição neste ano. Outra questão é com relação à impopularidade da vice-presidente, Kamala Harris, apagada em praticamente todo o mandato.
Sputnik
A declaração foi dada pelo analista de cibersegurança da Casa Branca, Charlie Kraiger, em uma entrevista com câmera oculta gravada pelo jornalista James O'Keefe, que estava disfarçado. Segundo Kraiger, o presidente democrata, que completou 81 anos, está "desacelerando" e ainda teve sérias discussões com o partido para retirar Harris da chapa de 2024.
"Acho que eles precisam se livrar dele ou dela, mas não acho que vão fazer isso", disse Kraiger a O'Keefe. Questionado se os funcionários da Casa Branca poderiam falar publicamente sobre a aptidão de Biden e Harris para buscar outro mandato, ele acrescentou: "Não não, têm que seguir a linha."
Notícias do Brasil
Convite de Lula a Biden é gesto estratégico na busca por horizonte à governança global, diz analista

Estado mental de Biden

Conforme o analista de cibersegurança, há uma preocupação generalizada na Casa Branca com o estado mental de Biden, que também é compartilhada até no Partido Democrata. "Eles sabem disso; é claro que sabem. Mas é a imagem e, tipo, o escândalo, acho que sentem que não valeria a pena. Estou apenas te dizendo o que ouvi. Isso faz sentido? Não, mas é o que ouvi."
Após as revelações, Kraiger, que trabalha no Escritório Executivo da Casa Branca como analista de cibersegurança e oficial de assuntos exteriores, precisou bloquear a conta no LinkedIn. Na entrevista, disse que gerencia a segurança das redes de computadores do Departamento de Estado dos EUA e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, sigla em inglês).
Panorama internacional
Biden causou carnificina e é incapaz de ser comandante-chefe dos EUA, diz Trump

Gravidade do declínio mental

Mesmo com as preocupações sobre a gravidade do declínio mental de Joe Biden por funcionários da Casa Branca, Charlie Kraiger acredita que o apoio para um segundo mandato aconteceu porque nunca, na história moderna, um presidente foi impedido de disputar a reeleição. Já com relação a Kamala Harris, há temor no desgaste em retirá-la da chapa.
"Ela não é popular, mas você não pode remover a primeira mulher negra a ser vice-presidente da chapa presidencial. Que tipo de mensagem você vai enviar para os eleitores afro-americanos?", questionou. Segundo ele, Harris sequer conseguiu manter os funcionários negros em seu gabinete, já que eles saíram "em massa".
O'Keefe revelou no final da entrevista, perguntando a Kraiger como um oficial de segurança da Casa Branca acabou se encontrando com um famoso jornalista de câmera oculta. "Estamos conduzindo uma boa operação de cibersegurança", insistiu o funcionário. O'Keefe respondeu: "Obviamente não, porque você está se encontrando comigo. Você não fez sua pesquisa? Que tipo de espetáculo de palhaços vocês estão dirigindo na Casa Branca?", finalizou.
Comentar