Um total de até 460 militares ucranianos foram aniquilados nas direções de Kupyansk, Krasny Liman e Zaporozhie nas últimas 24 horas, informou na quinta-feira (1º) o Ministério da Defesa russo.
Nos combates participaram os agrupamentos de tropas Zapad (Oeste) e Tsentr (Centro), e foram repelidos quatro ataques, além da destruição de equipamentos como dois sistemas de artilharia Gvozdika, disse o órgão militar da Rússia. Cerca de 290 das vítimas militares foram na direção de Krasny Liman.
Enquanto isso, nas direções de Kherson e Donetsk os combatentes ucranianos sofreram cerca de 260 baixas contra as forças russas, que incluíam os agrupamentos de tropas Dniepre e Yug (Sul). Entre os equipamentos destruídos estavam dois radares AN/TPQ-50 produzidos nos EUA e um lançador múltiplo de foguetes Grad.
Os militares russos conseguiram ainda repelir quatro ataques e assumir posições mais vantajosas na República Popular de Donetsk, acrescentou a declaração.
Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, foram também abatidos alvos como um sistema de defesa antiaérea NASAMS, 20 mísseis aéreos guiados, 17 projéteis de lançadores múltiplos de foguetes Himars e 68 drones.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 568 aviões, 265 helicópteros, 11.580 veículos aéreos não tripulados, 457 sistemas de defesa antiaérea, 14.877 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.214 lançadores múltiplos de foguetes, 7.931 peças de artilharia de campanha e morteiros e 18.124 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.