O memorando, assinado na Embaixada do Brasil em Nova Deli, tem como objetivo obter pedidos para a aeronave no âmbito do próximo projeto de aquisição de aeronaves de transporte médio (MTA) da Força Aérea indiana, disseram ambas as partes em um comunicado.
Os próximos passos incluem entrar em contato com a indústria aeroespacial local para começar a desenvolver um plano de industrialização para o projeto, disse a Embraer.
"A Índia é um mercado-chave para a Embraer e apoiamos totalmente as ambições da Índia [...]. Vemos esta parceria como um símbolo do fortalecimento das relações entre o Brasil e a Índia e uma forma de promover a cooperação no Sul Global", disse o chefe da unidade de defesa e segurança da empresa, Bosco da Costa Junior.
O C-390, avião de transporte militar mais moderno do mercado, pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação a outros aviões de transporte militar de médio porte e voa a 870 quilômetros por hora.
Até o momento, o C-390 Millennium foi selecionado por Brasil, Portugal, Hungria, Países Baixos, Áustria, República Tcheca e, mais recentemente, Coreia do Sul.