A exportação de alguns produtos agrícolas iranianos, incluindo laranja, alface e pimentão, do Irã para a Rússia, aumentou 500% em 2023 em comparação com o ano anterior, destacou o chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, citado na sexta-feira (9) pela agência iraniana IRNA.
Sergei Dankvert notou durante uma reunião em Moscou, Rússia, com o vice-ministro da Agricultura do Irã, o embaixador do Irã na Rússia e o chefe da Organização de Medicina Veterinária do Irã, que o volume de comércio entre os dois países na área de produtos agrícolas está em uma trajetória de crescimento.
Dankvert apontou que os produtos iranianos substituíram os importados pela Rússia da Europa, e que isso mostra a alta qualidade dos produtos iranianos. O desenvolvimento da cooperação entre o Irã e a Rússia no campo da agricultura servirá aos interesses de ambos os países, sublinhou ele.
Enquanto isso, Alireza Paymanpak, vice-ministro da Agricultura do Irã, disse que as altas autoridades dos dois países colocaram ênfase especial no aumento dos laços bilaterais em todos os campos, especialmente nos campos do comércio e da economia.
Paymanpak vê o acordo de livre comércio assinado em 2018 entre o Irã e a União Econômica Eurasiática (UEE) como expandindo as atividades comerciais entre os dois países.