O Congresso dos EUA aprovou a venda de 40 novos caças F-16 para a Turquia, informou a Embaixada dos EUA em Ancara.
A decisão do Congresso desta semana de aprovar a aquisição pela Turquia de 40 novos F-16 e 79 F-16 modernizados é um grande passo em frente. A frota dos F-16 da Turquia é crucial para as forças da OTAN garantirem a interoperabilidade futura entre os aliados.
A Turquia vem tentando há vários anos comprar 40 caças F-16 Block 70 dos EUA, além de 80 kits de atualização Block 70 para seus aviões existentes.
Em 26 de janeiro, começou um processo de duas semanas para analisar a proposta turca. De acordo com relatos, ele foi concluído sem obstáculos à implementação do acordo.
Em 3 de fevereiro, o jornal turco Aydınlık informou que os EUA ainda mantêm caças F-35 destinados à Turquia, e que, apesar de não serem operados por Ancara, isso justifica que sejam compensados pelo esforço. Em 2018, os EUA afastaram a Turquia do programa dos caças de quinta geração, depois que Ancara optou por adquirir sistemas de defesa antiaérea S-400 da Rússia.
A decisão do envio dos F-16 à Turquia pelos EUA parece ter sido motivada pela aceitação por Ancara do ingresso da Suécia na OTAN. No entanto, a Hungria mantém o veto à entrada do que seria o 32º Estado-membro da aliança militar.
Os EUA anunciaram também a entrega de caças F-35 à Grécia.