Panorama internacional

Google lançará campanha antidesinformação em forma de anúncios antes das eleições na UE

O Google está se preparando para lançar uma campanha antidesinformação em cinco países da União Europeia (UE) antes das eleições parlamentares do bloco e de novas regras mais rígidas para lidar com conteúdo on-line.
Sputnik
Em junho, os cidadãos da UE elegerão um novo Parlamento Europeu para aprovar políticas e leis na região e os legisladores temem que a propagação de desinformação on-line possa influenciar os eleitores.
A Lei Europeia dos Serviços Digitais, que entra em vigor nesta semana, exigirá que as grandes plataformas on-line e os motores de pesquisa façam mais para combater os conteúdos ilegais e os riscos para a segurança pública, relata a Reuters.
A partir desta primavera europeia, a unidade interna Jigsaw do Google, que opera para combater ameaças às sociedades, vai veicular uma série de anúncios animados em plataformas como TikTok e YouTube em cinco países do bloco europeu: Bélgica, França, Alemanha, Itália e Polônia.
Os anúncios apresentarão técnicas chamadas de "prebunking", desenvolvidas em parceria com pesquisadores das Universidades de Cambridge e Bristol, com o objetivo de ajudar os espectadores a identificarem conteúdo manipulado antes de encontrá-lo.
Panorama internacional
Google admite ter rastreado milhões de usuários secretamente e resolve acordo que envolvia bilhões
Os espectadores que assistirem aos anúncios no YouTube serão solicitados a preencher um pequeno questionário de múltipla escolha, elaborado para avaliar o que aprenderam sobre a desinformação.
"Passamos muito tempo a ter estes debates realmente polarizados. A nossa democracia está em jogo e a temperatura continua subindo cada vez mais. Prebunking é a única técnica, pelo menos que vi, que funciona de forma igualmente eficaz em todo o espectro político", disse Beth Goldberg, chefe de investigação da Jigsaw.
Os anúncios da Jigsaw serão traduzidos para todos os 24 idiomas oficiais da UE, disse a empresa.
A campanha durará pelo menos um mês, com o objetivo de estendê-la com base no alcance e desempenho. Os resultados da mesma, incluindo as respostas ao inquérito e o número de pessoas abrangidas, deverão ser publicados no verão europeu de 2024.
Comentar