“O navio britânico Lycavitos foi atacado no golfo de Áden com mísseis antinavio, havendo um impacto direto no alvo. Vamos continuar a dificultar a passagem de navios associados a Israel até que a agressão na Faixa de Gaza cesse e o bloqueio seja suspenso", ressaltou Saree.
Anteriormente, o escritório das Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido (UKMTO, na sigla em inglês), disse que havia recebido um relato de um ataque a um navio a 85 milhas náuticas a leste da cidade iemenita de Áden.
O movimento houthi, que controla grandes partes do Norte e Oeste do Iêmen, prometeu em novembro de 2023 atacar quaisquer navios associados a Israel até que Tel Aviv suspenda as ações militares na Faixa de Gaza. Isso levou o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, a anunciar a criação de uma operação multinacional para garantir a navegação no Mar Vermelho. As forças dos EUA e do Reino Unido mais tarde lançaram grandes ataques contra as posições houthis em uma tentativa de degradar a capacidade dos rebeldes de atingir navios comerciais.