Operação militar especial russa

Forças Armadas da Rússia assumiram o controle total da cidade de Avdeevka

As Forças Armadas da Rússia assumiram o controle total da cidade de Avdeevka, na região central da República Popular de Donetsk (RPD), comunicou neste sábado (17) o Ministério da Defesa russo.
Sputnik
"O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, informou ao comandante supremo das Forças Armadas russas (o presidente Vladimir Putin) sobre a tomada total (...) da cidade de Avdeevka na RPD, que era um poderoso centro defensivo das Forças Armadas da Ucrânia", diz o comunicado.
Conforme o Ministério da Defesa, as perdas das tropas ucranianas nos combates pela cidade nas últimas 24 horas totalizaram mais de 1,5 mil militares.
"Como resultado, uma área de 31,75 quilômetros quadrados foi libertada dos nacionalistas ucranianos", acrescenta a nota.
Além disso, a libertação de Avdeevka permitiu afastar a linha de frente de Donetsk, "protegendo assim a região dos ataques terroristas do regime criminoso de Kiev".
Panorama internacional
Pentágono aponta que Ucrânia enfrenta 'muitas outras' derrotas citando a situação em Avdeevka

Saída das tropas ocorre após viagem de Zelensky à Europa Ocidental

A saída das tripas ucranianas do território ocorreu durante uma nova viagem do presidente Vladimir Zelensky à Europa Ocidental, em mais um pedido para financiamento ao país em meio às incertezas da aprovação do projeto nos Estados Unidos com recursos adicionais.
Esse ainda foi o primeiro teste do comandante-chefe das Forças Armadas ucranianas, Aleksandr Syrsky, que foi nomeado na última semana.
A Rússia continua desde 24 de fevereiro de 2022 uma operação militar especial na Ucrânia, cujos objetivos, segundo o presidente russo, Vladimir Putin, são proteger a população de "um genocídio por parte do regime de Kiev" e conter os riscos à segurança nacional representados pelo avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para o Leste europeu.
Comentar