As tropas russas assumiram na direção de Avdeevka posições mais vantajosas, repeliram nove ataques e infligiram centenas de baixas nas forças ucranianas, comunicou na segunda-feira (19) o Ministério da Defesa da Rússia.
"O inimigo perdeu até 565 militares entre mortos e feridos, dois veículos blindados de combate, 23 carros, dois sistemas de artilharia M777 fabricados nos EUA e um obuseiro D-30", disse o Ministério da Defesa, acrescentando que as ações contaram com a participação do agrupamento de tropas Tsentr (Centro).
Já nas direções de Kherson e a sul de Donetsk, com a participação dos agrupamentos de tropas Dniepre e Vostok (Leste), as perdas do lado ucraniano contabilizaram até 195 efetivos, sete veículos militares, um sistema de artilharia autopropulsado Akatsiya e outras armas.
Foi também repelido um ataque do adversário, mencionou a declaração.
Por sua vez, nas direções de Kupyansk e Krasny Liman, onde estiveram envolvidos os agrupamentos de tropas Zapad (Oeste) e Yug (Sul), foram eliminados 305 combatentes ucranianos, 11 veículos militares, incluindo um tanque Leopard, um sistema de artilharia autopropulsado Gvozdika e outros armamentos.
Além disso, foram repelidos seis ataques e melhoradas as posições nessas duas direções.
"Os meios de defesa antiaérea abateram 96 veículos aéreos não tripulados ucranianos nas áreas dos povoados de Olshana, Krakhmalnoe e Timkovka, na região de Carcóvia; Svatovo e Kremennaya, na República Popular de Lugansk; Artyomovsk, Peski e Vladimirovka, na República Popular de Donetsk; Ulianovka e Verbovoe, na região de Zaporozhie; Razdolnoe, na região de Kherson; e dois projéteis do sistema de lançadores múltiplos de foguetes Himars", detalhou o comunicado.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 571 aviões, 266 helicópteros, 12.819 veículos aéreos não tripulados, 471 sistemas de defesa antiaérea, 15.107 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.222 lançadores múltiplos de foguetes, 8.102 peças de artilharia de campanha e morteiros e 18.837 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.