MD russo divulga novas imagens do Exército ucraniano em fuga desordenada de Avdeevka (VÍDEO)
14:58 18.02.2024 (atualizado: 15:49 18.02.2024)
© AP Photo / Yevgeny MaloletkaSoldados ucranianos patrulham o centro de assistência humanitária em Avdeevka, na Ucrânia
© AP Photo / Yevgeny Maloletka
Nos siga no
O Ministério da Defesa (MD) da Rússia publicou neste domingo (18) novas imagens da fuga caótica das unidades das Forças Armadas da Ucrânia da cidade de Avdeevka, sob fogo das tropas russas. Desde ontem, o país assumiu o controle total da região, que fica na República Popular de Donetsk (RPD).
"Pelas estradas sob constante controle de fogo do exército russo, multidões de soldados ucranianos em fuga estão se movendo. As margens da estrada estão cobertas com veículos militares danificados das Forças Armadas da Ucrânia", diz o comunicado.
Nas imagens, ainda é possível ver a efetividade dos artilheiros russos ao provocarem diversas baixas nas tropas ucranianas, que tentam se salvar em uma fuga desordenada, além de equipamentos militares.
O Ministério da Defesa também compartilhou o vídeo que mostra a destruição de um veículo de combate de infantaria ucraniano por um drone kamikaze.
🇷🇺⚔️ Defesa russa publica imagens de fuga desorganizada de militares ucranianos de Avdeevka
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) February 18, 2024
As imagens publicadas mostram concentrações de infantaria ucraniana sob bombardeios russos abandonando a área da cidade prestes a ser libertada. pic.twitter.com/HpPGc8vgp6
Controle total pela Rússia
As Forças Armadas da Rússia assumiram o controle total da cidade de Avdeevka, comunicou no último sábado (17) o Ministério da Defesa russo.
"O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, informou ao comandante supremo das Forças Armadas russas [o presidente Vladimir Putin] sobre a tomada total (...) da cidade de Avdeevka na RPD, que era um poderoso centro defensivo das Forças Armadas da Ucrânia", diz o comunicado.
Conforme o Ministério da Defesa, as perdas das tropas ucranianas nos combates pela cidade nas últimas 24 horas totalizaram mais de 1,5 mil militares.
"Como resultado, uma área de 31,75 quilômetros quadrados foi libertada dos nacionalistas ucranianos", acrescenta a nota.
Além disso, a libertação de Avdeevka permitiu afastar a linha de frente de Donetsk, "protegendo assim a região dos ataques terroristas do regime criminoso de Kiev".
A vitória das tropas russas foi ressaltada pelo presidente Vladimir Putin, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Assim que foi anunciada a conquista total da cidade, Peskov informou que o líder russo Vladimir Putin felicitou os militares pelo avanço em Avdeevka.
"O presidente parabenizou nossos militares e combatentes por uma vitória tão importante, um sucesso tão grande", disse Peskov.