Panorama internacional

Hungria se opõe e fica de fora do apelo da União Europeia por cessar-fogo em Gaza

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, chega para uma mesa redonda em uma cúpula da União Europeia (UE) em Bruxelas, 26 de outubro de 2023
País comandado pelo presidente Viktor Orbán foi o único dos 27 que fazem parte do bloco a rejeitar o pedido.
Sputnik
De acordo com Josep Borrell, chefe de política externa da União Europeia (UE), 26 dos 27 países que fazem parte do bloco concordaram em fazer um apelo que leve a um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.
Apenas a Hungria se opôs ao acordo, teria dito o diplomata.
Durante a reunião do Conselho de Relações Internacionais do bloco, Borrell afirmou que "os ministros também pediram respeito aos direitos humanos e para que cumprissem a sentença do Tribunal Internacional de Justiça: Israel deve fazer mais pela ajuda humanitária e para auxiliar a população".
Vasily Nebenzya, representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), em reunião do Conselho de Segurança da organização. Nova York, EUA, 5 de abril de 2022
Panorama internacional
'Não querem paz no Oriente Médio', diz Rússia após EUA vetarem resolução de cessar-fogo na ONU
A Rússia já propôs ao Conselho de Segurança da ONU um pedido de cessar-fogo no enclave palestino, mas a proposta foi rejeitada. O presidente russo Vladimir Putin, inclusive, já afirmou que a única solução para o conflito seria a efetivação de dois Estados, já aprovada pelo próprio conselho.
Comentar